O objetivo da calibragem é ajustar a pressão do ar dentro do pneu.
Pneus com pressão 10% abaixo do recomendado podem aumentar o consumo de combustível entre 6% e 10%, dependendo das características do veículo.
Em caminhões, os pneus descalibrados tem a vida útil reduzida em 20%, impossibilidade de recapagem e aumento de 10% no consumo de combustível.
Isso acontece porque com pouco ar, os pneus mudam de forma e exigem mais força do motor para se movimentarem. Manter os pneus com a pressão correta, além de economizar combustível, prolonga a vida útil dos pneus e exige menos da suspensão e da direção.
Quais os problemas gerados pela falta de calibragem?
Sem a quantidade certa de ar o pneu tende a perder aderência com o solo dificultando a direção, a frenagem e ficando mais propício a aquaplanagem.
Nessas condições as laterais do pneu geram mais calor e este calor constante pode causar o desgaste mais rápido.
Além disso, pode acontecer deslocamentos internos no pneu, aumentando o risco de explosão. Quando um pneu estoura geralmente é causado pela combinação de pressão baixa, sobrecarga e temperatura elevada.
Quais os problemas gerados pelo excesso de calibragem?
O excesso de ar nos pneus tanto em veículos de passeio como nos de carga, faz com que a área de contato do pneu com o solo seja menor, isso faz com que em uma freada por exemplo, o veículo não obedeça a esse comando, o que pode causar sérios acidentes.
O motorista também irá perceber um desconforto ao dirigir, pois sentirá o veículo mais “duro”.
A calibragem excessiva pode acabar danificando a câmara dos pneus.
Tanto a falta quanto o excesso pressão diminuem a durabilidade dos pneus.
Qual é a pressão correta dos pneus do veículo?
Cada veículo possui uma pressão recomendada, inclusive os caminhões. Essa informação consta no manual do fabricante ou em carros também pode ser encontrada na coluna da porta do motorista. Em alguns casos também está atrás da tampa do bocal de abastecimento. Caso não encontre em nenhum desses lugares, uma consulta rápida no Google pode resolver, várias marcas disponibilizam o manual de forma online.
Vale lembrar que mesmo os veículos que usem a mesma medida de pneu podem ter calibragens diferentes. Isso pode variar conforme o peso do veículo (quando está cheio ou vazio), da via em que se vai trafegar (pavimentada ou estrada de chão), além de que a calibragem dos pneus traseiros pode ser
diferente dos dianteiros. A explicação é porque a pressão do pneu traseiro costuma ser mais elevada em comparação ao pneu dianteiro.
Tudo isso levando em consideração o peso do que se é transportado.
Qual a periodicidade para se fazer a calibragem?
O indicado é realizar a calibragem dos quatro pneus e do estepe semanalmente ou no máximo a cada 15 dias. Para caminhões também é interessante fazer sempre que houver a previsão de uma viagem mais longa.
Faça este procedimento quando os pneus estiverem frios, são considerados frios até 2 km rodados e nunca altere a pressão quando os pneus estiverem quentes, pois a pressão se altera devido ao aquecimento.
Fazer a calibragem correta dos pneus é uma prática simples e que pode ajudar na manutenção do veículo e na segurança do motorista, por isso fique atento a este cuidado.