O balanceamento tem como objetivo equilibrar o conjunto de pneus e rodas para que elas girem sem provocar vibrações.
Este processo consiste em fazer a retirada das rodas e em um aparelho específico onde será identificado o ponto de desequilíbrio.
Após essa etapa é colocado um pequeno contrapeso de chumbo nas regiões mais leves da roda para compensar a desigualdade que se forma ao longo do tempo nessa parte do veículo. Pneus desbalanceados causam trepidações, desconforto ao dirigir e diminuição da vida útil dos pneus.
Como perceber se está na hora de fazer o balanceamento?
É comum o motorista sentir trepidações ou ouvir barulhos fora do comum quando a velocidade está acima dos 60 km/h quando o veículo está desbalanceado.
Se esta instabilidade for mais percebida próxima ao volante significa que as rodas dianteiras precisam de balanceamento. Se a trepidação for maior na parte de trás, indica que as rodas traseiras possivelmente estejam com este problema.
Com o tempo e o uso do veículo o contrapeso de chumbo colocado para equilibrar o conjunto de rodas e pneus pode descolar ou cair, por isso é importante fazer manutenções periódicas e ficar atento a estes sinais.
Quais os problemas gerados pela falta de balanceamento?
Além das trepidações, desconforto ao dirigir e diminuição da vida útil dos pneus, existem outros problemas causados pela falta de balanceamento como: perda de tração e estabilidade, dificuldade de manter o veículo na trajetória, desgaste dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção, podendo ainda interferir no consumo de combustível.
Qual a periodicidade para se fazer o balanceamento?
O indicado é balancear as quatro rodas a cada 10 mil quilômetros podendo variar para mais ou menos, de acordo com o seu modelo e perfil de uso ou nas seguintes situações: