Garantia dos Pneus: guia completo para entender seus direitos

Garantia dos pneus: guia completo para entender seus direitos

Os pneus são componentes críticos para a segurança de qualquer veículo. Também são responsáveis pelo conforto, dirigibilidade, performance e segurança. Por serem itens tão importantes, geram muitas dúvidas sobre sua garantia.

A maioria dos fabricantes de pneus oferecem 5 anos de garantia dos produtos, a contar a partir do momento em que a nota fiscal é emitida, na falta do comprovante de compra, pode ser considerada a data de fabricação do pneu, através do código DOT.

No entanto, existem diversas dúvidas sobre o assunto. Por este motivo, vamos esclarecer para você!

Cobertura da garantia de pneus

O que é coberto pela garantia dos pneus pode variar dependendo do fabricante, fornecedor e do tipo de pneu. Geralmente, a garantia cobre defeitos de fabricação e problemas relacionados à qualidade dos materiais e da construção dos pneus.

É importante ressaltar que as garantias de pneus podem variar consideravelmente entre fabricantes e tipos de pneus (por exemplo, pneus de passeio, pneus de alta performance, pneus de carga etc.). Além disso, a duração da garantia também pode ser diferente. Sempre leia atentamente os termos e condições da garantia fornecida pelo fabricante ou fornecedor para entender exatamente o que está coberto.

Quanto tempo a garantia de pneus é válida

A duração da garantia de pneus pode variar significativamente entre fabricantes, fornecedores e até mesmo entre diferentes modelos de pneus. Geralmente, as garantias de pneus têm um período que varia de alguns anos a toda a vida útil do piso de rodagem, dependendo das condições e dos termos específicos da garantia.

Lembrando que a garantia de pneus geralmente não cobre desgaste normal devido ao uso regular, como a perda de profundidade da banda de rodagem ao longo do tempo. Em vez disso, a garantia se concentra em defeitos de fabricação, qualidade dos materiais e outros problemas não relacionados ao desgaste normal.

Para saber exatamente quanto tempo a garantia de pneus é válida para um pneu específico, é importante ler os termos e condições da garantia fornecida pelo fabricante ou fornecedor do pneu.

Como proceder para reivindicar a garantia

Os procedimentos para reivindicar a garantia de pneus podem variar entre fabricantes e fornecedores, portanto, é fundamental seguir as orientações fornecidas. Se você tiver alguma dúvida ao longo do processo, não hesite em entrar em contato com a loja onde comprou os pneus, revendedor autorizado ou fabricante para obter assistência adicional.

Garantia da Autoamerica e Gomma Pneus

Os pneus comercializados pelo Grupo Autoamerica possuem garantia total pelo prazo de 5 anos contra vícios ou defeitos de fabricação, a contar a partir da data de aquisição do pneu, conforme a nota fiscal de compra. 

Para ter direito a sua garantia, os pneus precisam estar com a banda de rodagem original, profundidade mínima de 1,6 milímetros de sulcos e que não seja comprovado o seu uso em competições.

O consumidor, também, deverá apresentar ao revendedor parceiro da Autoamerica os pneus que estão apresentando vício ou defeito de fabricação, acompanhado da nota fiscal de compra e do termo de garantia, que você consegue acessar aqui

Após, o pneu será submetido à análise de um técnico certificado pelo INMETRO, que elaborará um relatório indicando se a questão com o produto é decorrente de falha na fabricação ou não.

Se constatada falha na fabricação e o percentual de borracha da banda de rodagem analisada for igual ou superior a 80%, o consumidor terá direito a substituição integral do produto. Caso o percentual seja igual ou inferior a 79%, o consumidor terá direito ao crédito proporcional da garantia, utilizando para a compra de um novo pneu, sendo necessário apenas o pagamento da diferença de valor.

Desgaste Normal vs. Defeito

Diferenciar entre o desgaste normal do pneu e um defeito coberto pela garantia pode ser importante para determinar se você tem direito a uma reivindicação de garantia. Aqui está a diferença entre esses dois conceitos:

Desgaste Normal do Pneu

O desgaste normal do pneu refere-se à redução gradual da profundidade da banda de rodagem à medida que você dirige o veículo. É uma parte natural e inevitável da vida útil de um pneu. Fatores como estilo de condução, tipo de estrada, condições climáticas e manutenção afetarão a taxa de desgaste dos pneus.

Defeito Coberto pela Garantia

Um defeito coberto pela garantia refere-se a problemas na construção, qualidade dos materiais ou fabricação do pneu que afetam seu desempenho, durabilidade e segurança. Esses defeitos não são causados pelo uso normal ou pelas condições de direção, mas sim por falhas no processo de fabricação.

Quais tipos de problemas podem anular a garantia

A garantia de pneus pode ser anulada por uma variedade de problemas e situações, dependendo das políticas específicas do fabricante ou fornecedor. Aqui estão alguns exemplos comuns de problemas que podem resultar na anulação da garantia de pneus:

Uso incorreto

Se os pneus forem usados de maneira inadequada, como em condições de corrida, fora de estrada extremo, sobrecarga constante ou abuso intencional, a garantia pode ser anulada.

Modificações Não Autorizadas

Modificar os pneus de maneira não autorizada, como cortar ou perfurar a banda de rodagem, pode resultar na anulação da garantia.

Danos Visíveis

Se os pneus apresentarem danos visíveis, como cortes profundos, bolhas ou danos causados por impactos, isso pode resultar na perda da garantia.

Reparos Não Autorizados

Realizar reparos nos pneus por conta própria ou através de um serviço não autorizado pelo fabricante pode anular a garantia.

Uso de Outros Componentes

Utilizar pneus em conjunto com outros componentes que não sejam compatíveis ou recomendados pelo fabricante, como rodas que não atendam às especificações, pode invalidar a garantia.


Lembre-se de que essas são apenas algumas situações gerais que podem anular a garantia de pneus. Sempre é importante ler atentamente os termos e condições da garantia fornecida pelo fabricante ou fornecedor de pneus para entender quais ações específicas podem afetar a validade da garantia dos pneus.

COMPARTILHAR