Da Ásia e da América do Norte para o Brasil

Imagem-destaque-da-asia-e-da-america-do-norte-para-o-brasil
Conheça alguns dos processos e setores envolvidos na compra, venda, transporte e armazenagem do principal produto do Autoamerica Group

O Autoamerica Group está entre os cinco maiores importadores de pneus do Brasil – de acordo com a comparação dos volumes de importação –, trazendo para o país cerca de 300 mil unidades todos os meses.

Distribuindo pneus de carga, de passeio e agrícolas, a empresa tem estoques espalhados por quase todos os estados do país, cobrindo 90% do território nacional.

Da China, Índia, Vietnã, Malásia, Tailândia e México para os mais de 25 centros de distribuição e lojas estrategicamente localizados, o grupo atende mais de 10 mil revendedores, frotas e, na linha de pneus de carga, consumidores finais.

Com um volume de mais de 150 contêineres por mês, a importação do grupo é feita 100% modal marítimo, vindo através de navios, com destino aos portos de Paranaguá e Suape.

Os pneus são coletados no porto, transportados aos armazéns e direcionados para os outros estados do país através da Gomma e da Tríssino Pneus, distribuidoras do grupo.

Para movimentar essa quantidade de produtos, o grupo conta com um escritório interno de comércio exterior e setores de planejamento, estoque e logística que atuam no transporte e armazenagem das cargas desembarcadas no Brasil.

Os canais fazem parte do procedimento criado pela Receita Federal para analisar as mercadorias que entram no país. As cores variam de acordo com a necessidade de verificação de produtos dos contêineres. Veja à cima  um comentário do gerente de comércio exterior, sobre o processo burocrático.

O tempo de trânsito das carga até o destino é de 30 a 45 dias, dependendo do porto onde ele está sendo destinado, e de 10 a 30 dias no porto, para vistoria de produtos e documentação.

Por isso, os pedidos de compra são enviados para as fábricas com 2 a 3 meses de antecedência.

Os pedidos são feitos com base em um histórico de dados de 1 ano, que permite analisar necessidades individuais de cada filial, as demandas do mercado e sazonalidade.

O processo é realizado pelo setor de planejamento.

Escute o áudio da Simony Huck, gerente de planejamento 👇

[[ENTRA ÁUDIO]] + [[ENTRA FOTO]]

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Cada pedido pode gerar até vinte dos principais documentos de importação, resultantes do processo de negociação entre o exportador e o importador, chamados de Proforma Invoices, dependendo da marca.

A marca de pneus Hifly, por exemplo, gera um número de Proforma por container. As Proformas inseridas no sistema são utilizadas pelo setor fiscal para dar entrada na Nota Fiscal e o comércio exterior recebe esses documentos, com o retorno das fábricas, e dá continuidade ao processo.

Passado o tempo entre compra e transporte, os containers podem seguir para o próximo destino: os centros de distribuição e armazenagem.

No vídeo ao lado, o supervisor de operações e logística Emerson Adão da Silva fala sobre o processo de carga e descarga.

Os pneus são levados de um centro de distribuição a outro por meio de transporte urbano e rodoviário.

Assista ao depoimento do Paulo Fornazari, gerente de logística, sobre o volume de cargas.

Além de vender os produtos no mercado nacional, a importadora é responsável pela destinação da carga. O Autoamerica Group cumpre com todas as destinações dos produtos inservíveis e dos pneus que ela vende. Para isso, o grupo tem um processo interno de política reversa para poder fazer essa destinação nos locais apropriados.